09 Set

A chave para o sucesso

A determinação, a coragem e a ambição são factores que influenciam o sucesso. Quem comprova é a professora de matemática Angela Lee Duckworth – “Como qualquer professor distribuía exercícios, avaliava testes, passava trabalhos de casa (…) e calculava as notas”.

Angela revela que, surpreendentemente, os alunos com melhores desempenhos não eram os que tinham elevados valores de QI, não eram os mais inteligentes. Eram, em contrapartida, os mais determinados: “aqueles com verdadeira paixão e perseverança em objectivos de longo prazo.” É através da resistência e da habilidade de agarrar o futuro, dia após dia, – conta – que se trabalha bastante para tornar o futuro sonhado numa realidade.

Após vários anos de estudo, esta professora de matemática chegou à conclusão que é necessária uma maior compreensão dos alunos e do que aprendem. De facto, crê que o ensino deve passar por uma perspectiva motivacional.

Dá testemunho da ideia que considera ser a melhor para gerar determinação. Esta denomina-se “growth mindset”, um conceito desenvolvido por Carol Dweck na Universidade de Stanford. Mas Angela não deixa de reforçar que são precisas mais ideias, a predisposição para falhar e aprender lições com os erros cometidos. Apela, assim, na determinação em tornar os alunos determinados.

Saiba como em pouco mais de 6 minutos na TED talkThe key to success? Grit (clique aqui para ver com legendas em português).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *