Eventos

Os eventos TEDxLisboa, que começaram em 2010, seguem o modelo das conferências TED e têm na sua essência apresentações de ideias sobre qualquer tipo de tema, em menos de 18 minutos, feitas por oradores que sabem que para comunicar com uma audiência é preciso cativa-la.

Porque acreditamos que a Educação é o alicerce da sociedade que sustenta todos os outros, adaptámos o formato clássico e desde 2011 que também organizamos eventos dedicados exclusivamente a esse tema, os TEDxLisboaED.

Para colmatar a vontade do público de participar ativamente na construção de ideias, em 2015 começámos a organizar os TEDxLisboaSalon, eventos intimistas em que todos podem participar com opiniões e perguntas sobre temas que são melhor abordados através do diálogo.

Os TEDxLisboa (com formato clássico), TEDxLisboaED e TEDxLisboaSalon são o coração da nossa estratégia para espalhar ideias, mas sempre que se justifica organizamos eventos com outros formatos.

 

A saúde é um tema que nunca deixará de ser motivo de grande interesse e discussão. É por isso que no dia 19 de novembro (sábado), das 10h30 às 13h00, será o tópico do próximo TEDxLisboaSalon (Inscrições)
A edição mais recente do TEDxLisboa realizou-se no dia 31 de outubro, na Aula Magna, em Lisboa, com o mote Elefante na Sala. (Ler mais…)
“Olhamos para o sistema educativo como se fossem apenas os exames que importassem”, assim é aberto o debate sobre a avaliação, no terceiro TEDxLisboaSalon, na passada quarta-feira, dia 15. (Ler mais…)
“Voluntariado: Sim ou Não?” – Foi este o mote lançado no segundo TEDxLisboaSalon. De casa cheia, muito curiosa e bastante atenta iniciou-se a conversa com o moderador Duarte Paiva, Coordenador, Formador e Presidente de Direcção ACA (Ler mais…)
“Quem conseguiu tomar café hoje?” – Assim começou o primeiro TEDxLisboaSalon. O café em teoria era grátis, mas para obtê-lo era preciso conhecer alguém da organização: era preciso arranjar uma cunha. (Ler mais…)
A última edição do TEDxLisboaED aconteceu no dia 18 de outubro de 2014 no Fórum Lisboa, dedicada ao tema Educação e teve como mote #mobilizar é agir. (Ler mais…)
A segunda edição do TEDxLisboaED, que teve lugar a 12 de outubro de 2013 no Fórum Lisboa, foi dedicada ao tema educação, sob o mote re.volução. Suscitar a curiosidade e criar um clima de oportunidade nos jovens são fundamentais para o êxito na mudança. Acreditamos que, ao alertar consciências para alternativas, estamos a contribuir para que o processo de mudança possa acontecer. (Ler mais…)
Um de Nós é a resposta do TEDxLisboa ao desafio lançado pelo JR, vencedor do Prémio TED 2011, de tornar o seu projeto de arte um projeto de arte global. Retratámos numa exposição nas Docas por baixo da Ponte 25 de Abril uma faixa etária abrangente, a partir dos 50 anos, no sentido de levantar questões sobre o papel dos mais velhos na sociedade e na economia; sobre a solidariedade entre gerações; sobre a inevitabilidade da solidão com o envelhecimento. (Ler mais…)
A 21 de setembro comemora-se o Dia da Paz, impulsionado pelo realizador Jeremy Gilley para criar, anualmente, um dia sem conflito. E… está a acontecer. (Ler mais…)
O primeiro TEDxLisboaED teve lugar no dia 7 de julho de 2011 no Palácio das Galveias e foi dedicado à questão Educação: Que motivação?. Que fazer para motivar alunos, professores, pais? Que fazer para motivar os alunos? Que fazer para nos motivarmos a nós próprios numa altura em que é aceite por todos que algo tem de mudar na educação? (Ler mais…)
A 20 de setembro de 2010 o TEDxLisboa associou-se ao TEDxChange: The Future We’ll Make, em webcast a partir do Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro. Este evento explorou o que o futuro reserva para a saúde e desenvolvimento em todo o mundo. Que mudanças ocorreram na última década? E o que mais é necessário fazer para garantir a saúde e o bem-estar das gerações futuras? (Ler mais…)
Um dia de ideias com mentes abertas foi o tema do TEDxLisboa, a 15 de maio de 2010, no auditório da Faculdade de Ciências da UL. Quisemos viajar no espírito das ideias que valem a pena espalhar e que podem contribuir para um futuro melhor, o nosso futuro, o futuro dos nossos jovens. Foi um dia cheio de ideias sobre tecnologia, entretenimento e design, mas também sobre ciência, educação e responsabilidade social, entre outras. (Ler mais…)