Inside Out

JR, o autor do projecto Inside Out

JR possui a maior galeria de arte do mundo. JR traz a arte às ruas do mundo, transformando-as na sua galeria, num trabalho que é uma mistura de arte e ação.

 

2000: Encontrou uma máquina fotográfica no metro de Paris

2002: Tour europeu de Arte da Rua

2006: Portrait of a generation, retratos dos “bandidos” suburbanos que ele colou, em grande formato, nos bairros burgueses de Paris.

2007: Face2Face, a maior exposição de fotografia ilícita jamais realizada. JR colou enormes retratos de israelitas e palestinianos lado a lado em oito cidades israelitas e palestinianas, em ambos os lados do muro de segurança.

2008: Women, um projecto internacional em que sublinha a dignidade das mulheres que são muitas vezes alvos de conflitos.

2008/2010: Cria Pervasive Art que se espalha sem ser convidada nos prédios das favelas à volta de Paris, nas paredes no Médio Oriente, nas pontes partidas em África ou nas favelas do Brasil. Após estas exibições locais, as imagens são transportadas e expostas em Londres, Nova Iorque, Berlim ou Amsterdão, onde as pessoas as interpretam à luz da sua própria experiência.

2010/2011: A trabalhar em 2 novos projetos: Wrinkles of the City, que questiona a memória de uma cidade e dos seus habitantes e Unframed, que reinterpreta em formatos enormes fotografias de importantes fotógrafos, retiradas de arquivos de museus.

2011: Vencedor do prémio TED 2011, onde teve a possibilidade de formular um desejo para mudar o mundo. Do seu desejo, nasceu Inside Out.

 

O projecto Inside Out

Inside Out é um projeto de arte participativa em larga escala, que transforma mensagens de identidade pessoal em peças de trabalho artístico. Neste projeto, todos são desafiados a utilizar retratos fotográficos a preto e branco para descobrir, revelar e partilhar histórias não contadas e imagens de pessoas em todo o mundo.

Estas imagens digitais são enviadas para a organização do projecto, são impressas em cartazes, e são re-enviadas para o co-criador local do projecto para serem exibidas na sua comunidade.

As pessoas podem participar como indivíduos ou em grupo; os cartazes podem ser colocados em qualquer lugar, desde uma imagem solitária numa janela de escritório a uma parede de retratos num prédio abandonado ou um estádio inteiro.

Estas exibições são documentadas, arquivadas e visíveis virtualmente.

Inside Out é uma colaboração entre o artista JR, o TEDPrize e os co-criadores, neste caso, o TEDxLisboa, através dos curadores e de um conjunto de voluntários. As acções de grupo como esta têm linhas de orientação e deverão ser focadas no poder da arte e das ideias para mudar percepções, atitudes, vidas, e em última análise, o mundo.

Desde Março, já foram tirados mais de 10 000 retratos e por todo o mundo ocorrem ações, individuais ou em grupo, numa demonstração de que Inside Out se tornou, realmente, um projecto de arte global.

 


JR, vencedor do TED Prize 2011: My wish: Use art to turn the world inside out

 

Para saber mais sobre o Inside Out:

Inside Out Project TED Prize

A TEDxLisboa no Inside Out – Um de Nós (One of Us)

“A solidão é inevitável com o envelhecimento?”

Um de Nós é a resposta da TEDxLisboa ao desafio lançado pelo JR, vencedor do Prémio TED 2011, de tornar o seu projeto de arte um projeto de arte global.

Numa altura em que, mais do que nunca, se revela necessária a coesão social no sentido de ultrapassar as dificuldades; a entrar no Ano do Envelhecimento Activo, parece-nos fazer sentido sensibilizar e despertar consciências para grupos de pessoas que, muitas vezes, vivem à margem da sociedade, com todas as implicações associadas de carácter social, económico e psicológico.

Pretendemos, tal como o JR, levantar questões, neste caso, sobre a inevitabilidade da solidão com o envelhecimento. O espaço aberto que é criado para o encontro entre o assunto/protagonista e o transeunte/intérprete permite que cada um levante as suas próprias questões, reflita no geral ou no particular, se for caso disso e, quem sabe, que mude percepções e atitudes.

Deste modo, decidimos retratar um faixa etária abrangente, a partir dos 50 anos, no sentido de levantar questões sobre o papel dos mais velhos na sociedade e na economia; sobre a solidariedade entre gerações; sobre a inevitabilidade da solidão com o envelhecimento.

As fotografias foram exibidas na Ponte 25 de Abril, junto às Docas. Foram colocadas pela equipa TEDxLisboa no dia 24 de Setembro de 2011.

Autores das fotografias:

  • Cristina Marques da Silva
  • João Abreu
  • João Pico
  • João Rodrigues
  • Maria Conceição Pires
  • Paulo Miguel

Veja aqui a reportagem fotográfica do “making of” do projecto Um de Nós: