Paula Cadima

Como perceber a sustentabilidade dos edifícios

Paula CadimaPaula Cadima licenciou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa em 1985, onde é professora desde 2001 e orienta várias teses de doutoramento na área da Arquitetura Sustentável. Realizou a sua tese de doutoramento em Londres, onde permaneceu vários anos a lecionar no Curso de Mestrado Environment & Energy Studies Programme.

Tem trabalho de investigação na área dos microclimas urbanos, edifícios solares passivos e técnicas de arrefecimento natural, e publicou diversos trabalhos e artigos em Portugal e no estrangeiro. Conciliou o ensino e as actividades de investigação com a prática profissional e consultoria na área do conforto e sustentabilidade ambiental.

Em 2006 foi nomeada Vice-Presidente da PLEA e representa actualmente a Ordem dos Arquitetos Portugueses no Conselho Europeu de Arquitetos, onde coordenou o grupo de trabalho de Ambiente e Arquitetura Sustentável durante 2009.

Hoje vive em Bruxelas, onde trabalha desde 2005 na Comissão Europeia a gerir projetos Europeus e a promover eficiência energética e energias renováveis no setor dos edifícios, e a estimular a investigação criativa em áreas novas e emergentes.