Rodrigo Viterbo

O mundo do Didgeridoo

Rodrigo ViterboRodrigo Viterbo é músico, construtor e professor de Didgeridoo desde 2001. Tendo começado a sua aprendizagem como auto-didacta, prosseguiu no seu estudo com alguns dos melhores músicos a nível mundial como MT-Yidaki (Holanda), Lies Beijerinck (Holanda), Ansgar Stein (Alemanha), Marc Miethe (Alemanha), Jeremy Cloake (Nova Zelândia), Si Mullumbuy (Austrália), Dubravko Lapaine (Croácia) e Mark Atkins (Austrália). Também estudou com os aborígenes Mirrwatnga Munyarryun e o mestre Djalu Gurruwiwi. Foi adoptado por Balpatji Gurruwiwi do clan Galpu de Arnhem Land.

Apaixonado pela construção deste instrumento, fez didgeridoos de eucalipto australiano, madeiras nativas, agave, cabaças, fibra de vidro, PVC e papel, tendo desenvolvido uma técnica de construção de didgeridoos a partir de rolos de papel higiénico. A partir deste método o didgeridoo fica acessível a todas as pessoas, independentemente da sua idade ou condição. Tem facultado workshops de execução e construção de didgeridoo em escolas, centros sociais, associações, eventos e festivais por todo o país e também em Inglaterra e Espanha.

É um dos fundadores da Associação Portuguesa de Didgeridoo e músico nos DIDGEnBASS, projeto musical que mistura o som do didgeridoo com as tecnologias musicais.