Rui Ribeiro

As empresas 2.0: modelos de negócio abertos

Rui RibeiroRui Ribeiro, 34 anos, aficionado pelas diferentes culturas empresariais, tem feito o seu percurso sempre na óptica da componente humana vs. empresarial. Licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior Técnico, com especialização em Informática Industrial, iniciou a sua carreira na multinacional Sybase Portugal onde desempenhou funções como Director de Serviços. Empenhado em envolver cada vez mais as pessoas no sucesso dos projectos e de forma a consolidar o seu know-how, em 2004 realizou o MBA na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa com 2 especializações, Gestão Geral e e-Business. Com o intuito de partilhar a sua experiência, enveredou em paralelo no mundo académico, sendo Director Executivo da LISS – Lusófona Information System School (http://liss.lusofona.pt) e docente na Universidade Lusófona nas Licenciaturas Engenharia Informática e Informática de Gestão, Mestrado Engenharia Informática e MBA Gestão.

Actualmente é Director de Sistemas de Informação na EP – Estradas de Portugal S.A. (http://www.estradas.pt) frequentando também o Doutoramento de Gestão em Modelos de Negócio Aberto na área do Open Source software empresarial no ISCTE.

O seu objectivo é criar valor em todos os processos que faz, que estrutura, que partilha e que aprende com outros, aplicando o pragmatismo e objectividade necessárias ao sucesso no mercado empresarial, com a investigação e desenvolvimento do meio académico.