TEDxLisboa 2015

O TEDxLisboa 2015 realizou-se no dia 31 de outubro, sábado, na Aula Magna. Falou-se abertamente e sem constrangimentos sobre os elefantes que incomodam na sala.

Contámos com oradores a apresentar a sua ideia em palco, em menos de 18 minutos, para uma grande audiência.

Elefante na Sala

 

Não há elefantes grandes demais para o TEDxLisboa 2015

Um elefante na sala incomoda. Estraga o ambiente e cria tensão. Um elefante na sala faz-se invisível quando, na verdade, todos conseguem descrever, de olhos fechados, a sua posição, cor, tamanho e até ouvir os seus gigantescos passos. De olhos fechados também damos muitos nomes ao elefante: animal selvagem, tabu, mamífero pesado (dos maiores do mundo até), assunto proibido, equívoco, sem importância.

Uma conversa no elevador, no café, no escritório, um comentário supostamente inocente e “puff”, lá aparece ele, a achar-se pequeno e a fazer-se grande.

No TEDxLisboa queremos acabar com os abusos aos elefantes de sala. Eles merecem ser vistos, e acima de tudo, abordados. O elefante polémico, o elefante que envergonha, o elefante complicado e até aquele elefante que, mal é mencionado, divide todas as opiniões, pedem para vir acima.

Não há elefantes grandes demais para o TEDxLisboa 2015. Nesta sala há lugar para qualquer assunto que mereça atenção, por mais polémico que seja ou invisível que pareça.

Aquilo de que não queremos falar no dia a dia chega a ser mais relevante do que os assuntos que facilmente debatemos e analisamos, como se fossem dissertações e teses académicas. Crise, futebol, política, religião, novelas e reality shows têm lugares marcados no café ou no cabeleireiro. E os elefantes?

É muito mais importante aquilo não dizemos do que aquilo que dizemos abertamente e sem constrangimentos. E a razão pela qual não dizemos também não deve ser ignorada.

Há assuntos de que nos custa falar. Há temas que não queremos debater. Há conversas que não gostamos de ter. Há assuntos sobre os quais precisamos discutir.

O elefante na sala é bem-vindo a este espaço e acolhido calorosamente. Quantos vê à sua volta?

Programa

Programa TEDxLisboa 2015

Speakers

Parceiros

Parceiro Inspiração
BiG
Parceiros Interação
Cenas a PedalFeelipa Color CodeJoão Charrua OrigamiOrigamigos de LisboaSteelcase
Parceiros Media
Antena 1PÚBLICORTP3
Apoios de Divulgação
Aberto até de MadrugadaHi INTERACTIVEPplware
Coffee Break com o Apoio
Dan CakeFripanLipton Ice TeaQuinta do Arneiro SchweppesShoyceSUMOL+COMPALVilla Massa
Evento sem Desperdício Alimentar
Refood
Apoios de Organização
Associação Crescer com SentidoCosta & ValérioeureekkaFPretoUniversidade de LisboaWe Love Social