António Brito Guterres

A cidade invisível de Lisboa

 

António Brito GuterresAntónio Brito Guterres tem acesso privilegiado a bairros da Área Metropolitana de Lisboa cuja realidade é completamente desconhecida pela maior parte das pessoas.

António é membro do DINÂMIA’CET – Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, grupo em que faz investigação. Anteriormente, obteve a pós-graduação em Estudos Urbanos e, durante a licenciatura em Serviço Social, escreveu uma tese sobre os impactos sociais e culturais das políticas de realojamento.

Em paralelo ao trabalho académico, António tem estado envolvido em inúmeros projetos de desenvolvimento territorial que lhe permitem ter uma visão pessoal da realidade do território. Foi, por exemplo, chefe de projeto da Iniciativa Bairros Críticos – Operação Vale da Amoreira e coordenador do Centro de Experimentação Artística deste mesmo bairro. Presentemente, para além do trabalho que continua a desenvolver com várias organizações locais nos bairros, colabora com a Fundação Aga Khan Portugal, que promove o desenvolvimento social, e está envolvido na criação de uma série de ficção sobre a diversidade de quotidianos e imaginários da Área Metropolitana de Lisboa.