Paulo Torcato

Robôs entram na sala de aula

 

Paulo TorcatoDesde muito cedo na sua carreira de professor que Paulo Torcato se apercebeu da diversidade existente em cada turma e da necessidade de adequar o método de ensino a cada caso.

Em 2009 Paulo iniciou, na Escola Secundária da Portela, as atividades do núcleo de Robótica – “O Robot Ajuda!” – utilizando robótica educativa como nova estratégia de aprendizagem. Este projecto obteve o 2.º lugar na categoria de “Inovação Pedagógica” nos Prémios Reconhecimento à Educação 2010/2011. Em 2013, “O Robot Ajuda!” foi um dos vencedores do “Prémio Escolar Montepio 2013” pelo seu impacto nos resultados escolares do 3.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide. Posteriormente o projeto foi alargado ao Curso Vocacional do 3.º ciclo com o objetivo de motivar, aumentar a autoestima e contribuir para o sucesso educativo de alunos que contam já com várias retenções no seu percurso escolar.

Paulo está convicto de que a aprendizagem baseada em projetos interdisciplinares, em particular utilizando a robótica, contribui para o sucesso de todos os alunos, desde alunos que têm mais dificuldades até aos alunos que são considerados excecionais.