Raquel Oliveira

Ser coreógrafo de si mesmo

 

Raquel OliveiraPara Raquel Oliveira, tal como para qualquer outro ser humano, não há tecnologia mais importante, sofisticada e omnipresente do que o corpo.

Raquel cresceu e descobriu o mundo através da dança. Iniciou a sua formação em Dança Clássica e Dança Moderna em 1983 e a Licenciatura em Dança em 1991. A necessidade de conhecer ainda mais formas de dançar levou-a a fazer o estágio na Danshögskolan de Estocolmo. Iniciou a sua vida profissional como bailarina em 1996, acabando por criar e liderar dois grupos de dança e abrir a sua própria escola em 2007.

Foi no entanto através do Yoga, que pratica com Judite Duarte desde 2008, que Raquel atingiu outro patamar de entendimento de si própria e da sua relação com o corpo. Com nova motivação, Raquel concluiu o Mestrado em Dança e iniciou na Faculdade de Motricidade Humana um dos primeiros doutoramentos práticos em dança do país. Foi a partir desta investigação que nasceu o seu novo espectáculo: um encontro entre a dança e o yoga que questiona a relação que temos com o nosso corpo e com o mundo que nos rodeia.