David Rodrigues

Pensar Utopicamente a Educação

David RodriguesProfessor de Educação Especial, ingressou como docente na Universidade Técnica de Lisboa (FMH) e doutorou-se em 1986.

Leccionou em várias universidades portuguesas (Porto, Coimbra, Lisboa, Açores) e estrangeiras – Universidade Católica de Lovaina (Bélgica), UNICAMP, UEDESC e UFES (Brasil) entre outras. Realizou um pós-doutoramento na Virginia State University (EUA).

Representou Portugal em vários Projetos Europeus nomeadamente “Helios II” e Tempus (na Ucrânia, Lituânia e Rússia). Foi vice-presidente para a Europa da Sociedade Internacional para Estudos da Criança. É membro do grupo de peritos sobre os direitos das pessoas com deficiência junto do Conselho da Europa.

É fundador e coodenador do Fórum de Estudos de Educação Inclusiva (membro da “Inclusion International“), Presidente da Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (membro da EASPD) e fundador e diretor da Revista “Educação Inclusiva”. É membro do Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, conferencista convidado na École Supérieure de l’Éducation Nationale (França) e coordena atualmente o Mestrado em Educação Especial do Instituto Piaget (Almada). Integra equipas da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

É sócio honorário da Sociedade Brasileira de Actividade Motora Adaptada. Embaixador Paralímpico (Pequim, 2008). Recebeu em 2007 o Prémio Internacional de Investigação “União Latina”.