Henrique Leitão

Olhar outra vez para o que já julgamos saber

Henrique LeitãoHenrique Leitão é Investigador Principal do Centro Interuniversitário de História da Ciência e da Tecnologia (CIUHCT-UL) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), e docente da Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências (SAHFC) também na FCUL.
Os seus interesses de investigação estão relacionados com a história das ciências exactas nos séculos XV a XVII (matemática, astronomia, cosmografia, física, etc.). Dedica-se também à história do livro científico antigo e colabora regularmente com a Biblioteca Nacional de Portugal, onde já foi o comissário de cinco exposições.
É o coordenador da comissão científica encarregue da edição das Obras de Pedro Nunes, pela Academia das Ciências de Lisboa e Fundação Calouste Gulbenkian.
Publicou, como autor ou editor, mais de 15 livros e algumas dezenas de artigos especializados e é membro de várias sociedades científicas e académicas, incluindo a Academia das Ciências de Lisboa, a Academia de Marinha, a Académie Internationale d’Histoire des Sciences, a European Society for the History of Science e a History of Science Society.