Sobre nós

Falta-nos um motivo,
um anseio, um desejo fortíssimo,
um desígnio, uma visão

Falta-nos um punhal brilhantíssimo
Para liquidar esta vida de conformismo
De rotina sem ambição

E falta-nos uma espingarda
Para apontar ao manto da noite
E rasgar estrelas na escuridão

Nicolau Santos, TEDxLisboa 2010

 

Sobre o TEDxLisboa

Os TEDxLisboa são uma série de eventos sem fins lucrativos organizados por uma equipa de voluntários que acredita que há ideias que podem mudar as nossas vidas e comunidades e que por isso devem ser espalhadas.

A nossa missão é simples, mas desafiante: descobrir ideias disruptivas e fazê-las chegar à comunidade lusófona.

Seguindo o modelo das conferências TED, procuramos pessoas que tenham uma ideia inovadora sobre assuntos que nos tocam a todos e convidamo-las a apresentar essa ideia em palco, em menos de 18 minutos, em bom português e de forma a que todos a entendam.

Mas porque sabemos que há muitas boas maneiras de espalhar ideias, apostamos também noutros formatos: recentemente começámos a organizar eventos intimistas onde o público participa activamente na discussão de ideias, e se consultar a nossa lista de eventos, verá que até já organizámos uma exposição de fotografia.

Para garantir que as ideias podem chegar a todos, somos fiéis a alguns princípios:

  • A língua oficial do TEDxLisboa é o português.
  • O preço para assistir ao vivo aos nossos eventos é o mínimo possível (alguns têm entrada livre).
  • A maior parte dos eventos são filmados e publicados na Internet e, sempre que possível, transmitimos os eventos em direto pela Internet.

Desde o momento em que decidimos organizar o primeiro TEDxLisboa, ainda em 2009, mais de centena e meia de voluntários contribuíram com o seu tempo, mais de cinquenta oradores partilharam as suas ideias e dezenas de organizações parceiras ajudaram a tornar os evento possíveis.

Tudo isto foi feito para as mais de duas mil pessoas que já assistiram ao vivo a eventos TEDxLisboa e para os milhares a quem chegámos pela Internet, e a quem cabe agora a missão de, sempre com espírito crítico, aplicar e re-partilhar as ideias que acham que têm mais valor.

O TEDxLisboa é uma comunidade a fazer algo por si mesma. Quantas mais pessoas se envolverem, mais fácil será encontrar e espalhar as boas ideias que por aí andam, à espera de oportunidade. Público, parceiros, voluntários, oradores… uma destas equipas pode ser a sua. O que acha desta ideia?

Sobre o TED e o TEDx

TED é um evento anual, nascido nos Estados Unidos em 1984, onde alguns dos principais pensadores e criadores mundiais são convidados a partilharem aquilo que mais os entusiasma.

“TED” significa Tecnologia, Entretenimento e Design – três áreas de estudo que, em conjunto, modelam o nosso futuro – mas na verdade, este evento é muito mais abrangente, discutindo ideias que são relevantes em qualquer área. Os participantes já lhe chamaram “o melhor spa para a mente” e “uma viagem de quatro dias ao futuro.” A audiência diversificada – CEOs, cientistas, criativos, filantropos – é quase tão extraordinária como os oradores, que incluem nomes como Bill Clinton, Bill Gates, Jane Goodall, Frank Gehry, Paul Simon, Sir Richard Branson, Philippe Starck e Bono.

No espírito de que vale a pena espalhar ideias, em 2009 os organizadores do TED lançaram um novo programa com a marca TEDx (x=independently organized TED event), que permite que comunidades em qualquer local organizem eventos não lucrativos independentes das conferências TED, mas com a mesma estrutura e filosofia.

Em Portugal, para além do TEDxLisboa, várias outras comunidades que partilham o mesmo espírito de espalhar ideias organizam eventos TEDx. Pelo mundo fora o TEDx tornou-se um fenómeno global: até maio de 2014 tinham sido realizados 10 000 eventos TEDx em mais de 800 cidades em todo o Mundo.

 

Website TEDx   Website TED